terça-feira, 10 de março de 2009

A coisa mais maravilhosa do mundo e o que eu penso dela

Curioso como todas as nossas memórias não passam de cheiros. Quando quero esquecer alguém e acho que estou a conseguir e aparece alguém com o mesmo cheiro está tudo estragado. O mesmo acontece ao contrário, se passa muito tempo desde que não vejo alguém e os seus traços vão desaparecendo devagarinho e sinto o mesmo cheiro que me lembra dela parece que a posso sentir aqui.
Hoje aconteceu-me isso. A verdade é que acho isto extraordinário. É incrível como a nossa memória se resume a cheiros e tantas vezes não nos damos conta disso. Já vos aconteceu, com certeza, sentirem um cheiro qualquer e pensarem algo tipo "cheira à minha infância, não sei bem o que é, mas gosto". A mim constantemente. Há alguns que são tão fortes que às vezes parece uma chapada na cara, sentimos a falta do dono daquele cheiro de maneira horrível. Ou sorrimos como se não houvesse amanhã.
O que eu penso disto é que, é incrivel como é possível. Alguém que perca a capacidade olfativa pode ser tão mau como perder qualquer outro sentido como a visão ou a audição. Porque nunca vai voltar a sentir o aroma do perfume, do gel de banho...o cheiro a terra molhada depois da chuva, o cheiro a gasolina, o cheiro de pão quente, o cheiro a mar, o cheiro dos orégãos, o cheiro da caipirinha, o cheiro a S.João... que o leva ao passado. Porque no fundo são viagens no tempo que nós fazemos. Por outro lado às vezes gostava de conseguir evitar essas viagens, porque fico invariavelmente triste, mesmo nas vezes em que sorrio como parva antes. Não gosto disso, mas é maravilhoso.

1 comentário:

  1. A memória olfactiva é uma das nossas memórias mais poderosas! Aprendi na faculdade que está relacionada com o sistema límbico, ou seja,com o mesmo sistema neuroanatómico que integra todas as nossas emoções=) e tu, tal como eu, sendo emocional como és, os cheiros podem fazer-nos chorar nem que passem por nós apenas uns segundos de um dia...
    adoro-te*

    ResponderEliminar