quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os livros e a máquina do tempo

Desde que nasci que adoro livros. Não que tenha tido grandes oportunidades para não gostar deles,mas acho que mesmo que tivesse nunca teria acontecido. Quando ia fazer vacinas davam-me livros como prémio de consolação, até me lembro,os das vacinas eram de uma colecção especial. "Columbina",era o nome da menina,tinha cabelo louro também, e andava de carrossel,ou a cavalo,ou ia ver a avó,era muito activa. Depois passei para os Astérix, Tintim e Lucky Luke,o Miguel tinha-os a todos e eu apaixonei-me por todos...Houve "Os cinco" pelo meio e outros que tal. Quando tinha 15 anos fui a Londres a primeira vez e lembro-me perfeitamente que li o "Orgulho e Preconceito" enquanto comia cookies (que fique claro desde já uma coisa:sou totalmente contra a a utilização de palavras estrangeiras no meio do nosso discurso,principalmente quando há palavra portuguesa para o conceito requerido. Mas neste caso eram cookies,estava em Londres e a ler o "Pride and Prejudice". Mas só desta vez).
A partir desse momento todo um novo mundo se abriu para mim e o secundário foi um vê se te avias. Foi quando li "Os Maias" pela 1a vez que descobri a máquina do tempo.Fui levada literalmente para todos aqueles lugares. Para o Lawrences,para Colares, para a Brasileira,para o teatro de S.Carlos e o Grémio e até o meu homónimo parece que me lembro de me dizerem que "devia ser mais ao menos por aqui".Ler passou a ser o meu passatempo,lia para tudo e em todas as ocasiões,até à mesa ao jantar,e nunca me apontaram nada por isso.Na verdade,para os meus pais,ler ao jantar era um excelente sinal.Por um lado descansavam e tinham silêncio. Por outro estava a cultivar-me,o que era uma grande coisa.
Finalmente acabei o secundário e fui para a faculdade. Fui estudar os livros e o alfabeto fonético ao mesmo tempo que declamava "rosa,rosas,rosam"'s no caminho para casa e no autocarro.
Livros. A minha casa tem paredes de papel que cheira a novo e, às vezes, a segunda mão. Gosto disso. Gosto bem.

1 comentário:

  1. A tua "pequena biblioteca" sempre foi motivo de sonho para mim...habituei-me à tua casa decorada com livros e livrinhos, cores e feitios e só pensava em pegar naqueles mais deliciosos e levá-los comigo...criar a minha própria biblioteca...foi contigo que aprendi o gosto de ler...e é contigo que vou escrevendo a história das nossas vidas, na esperança de um dia criar a "minha" tão ansiada biblioteca...

    (às vezes lembro-me de quando éramos pequenas e deixavas-me um saco de livros para ler enquanto viajavas pelas ilhas gregas...poucas vezes saí de Portugal, mas aqueles livros levavam-me a lugares fantásticos...sim, essas férias eram maravilhosas)

    *********

    ResponderEliminar