domingo, 15 de fevereiro de 2009

Gatos

Todos os grandes escritores adoravam gatos. Hemingway por exemplo dava aos seus gatos nomes de pessoas famosas, como Pablo Picasso ou Simone de Beuvoir. Sabiam que os gatos dele tinham seis dedos em cada pata?
Eugénio de Andrade amava-os também "(...)é agora uma gatita rafeira e negra, com três ou quatro borradelas de cal na barriga. É ao sol dos seus olhos que talvez aqueça as mãos, e partilhe a leitura do Público ao domingo".
O gato é o melhor amigo do homem. Explico porquê: os gatos são animais extremamente limpos, vêm esperar o dono à porta e se ele anda pela casa a fazer coisas o gato anda sempre atrás. Os gatos são quentinhos e como são pequenos metem-se na cama e aquecem e confortam. Os gatos gostam de música. A preferida da Molly é o "Leãozinho" do Caetano Veloso.
Tantos dos grandes escreveram sobre eles. Tenho muito a imagem de alguém a escrever um poema enquanto bebe um copo de conhaque e acaricia um gato que está deitado no colo, ou pousado na mesa, patas em cima do papel do escritor,um pé quase a derrubar o copo de conhaque, e o escritor todo a sorrir-se para ele.

"Gato escaldado de água fria tem medo"
"Ser como cão e gato"
"O gato comeu-te a língua?"
"Línguas de gato"
"A curiosidade matou o gato"

Gosto disto. Vou ouvir o "Leãozinho".

3 comentários:

  1. Se gostar de gatos é essencial para ser um grande escritor então eu nunca vou ser um escritor mediocre no maximo ... DE-TES-TO GATOS :p

    ResponderEliminar
  2. mentireiro xkizo, és um mentireiro :P

    ResponderEliminar