segunda-feira, 18 de maio de 2009

Se a tua vida desse um filme que tipo de filme seria?

A vossa vida tem banda sonora? Acho que todas têm. Quem nunca andou na rua com uma música incrível aos berros nos ouvidos e não se sentiu como se estivesse numa passerelle em que todos os que estão a ver nos acham o máximo e estão a ouvir a mesma música que nós?

Pois bem, se a vossa vida desse um filme que tipo de filme seria? Um filme indiano sem orçamento, com ursos, lenhadores, moçambicanos e escuteiros? Um filme comercial com montes de actores famosos? Talvez um filme alternativo mas cheio de patrocínios? Não sei.
Se a minha vida desse um filme era um musical. Mas daqueles que são só momentos e em que a banda sonora é incrível, assim ao estilo da do Lost in Translation ou da Marie Antoinette ou simplesmente de qualquer filme da Sofia Coppola que tem sempre as melhores BS da História. No meu filme a música não pára nem um segundo. E de vez em quando também aparecem All Stars.
Quando tive o acidente houve um momento, quando estava a voar em cima do carro, em que o mundo parou e só existia eu e o ar. Foram 5 segundos intermináveis. Não vi a vida toda à frente dos olhos nem nada que se pareça, aliás honestamente acho que isso não acontece a ninguém, mas não sei. Na verdade não vi nada mas simplesmente fiquei em paz. O que não deixa de ser curioso uma vez que estive perto de morrer e no entanto senti-me em paz. Música havia com certeza, só ainda não decidi qual era.

O meu filme resumir-se-ia a momentos musicados. E vocês são todos protagonistas porque no meu filme não há personagens secundárias. Tal como na vida.
O primeiro momento é na praia. Estamos as quatro de biquini em Vila Chã, os primeiros passos na boémia. A banda sonora original é Fiona Apple e Mamonas Assassinas. Com este último dançamos com vassouras. E corta.
Quero um momento em que esteja a dançar freneticamente com vocês todos. A banda sonora seria um misto de Mika, White Stripes e Arcade Fire. Não perguntem. A dança quero-a em câmara lenta, para se verem bem os sorrisos e os movimentos e as bebidas a saltarem dos copos.
Quero um momento em que esteja a ler. Tenho de estar a ler os Maias. A ouvir Nirvana também.
Quero flashes das viagens. "Should I Stay or Should I Go?". Quero flashes dos concertos todos. Quero Tricky para começar, já que foi o primeiro de todos. E depois os outros, aos bocadinhos.
Quero-me na Festa do Avante a ouvir o senhor que matou o polvo à paulada. Mas só eu é que sei que é isso que ele me está a contar, e a música é Clã.
Quero uma imagem do Euro 2004, eu e a Marina a beber Kalash e a música é Green Day.
Há um momento em que estou triste. Mas é só esse. A banda sonora é a "Black" e o "Hallellujah".
Há uma cena só com a Lua. A banda sonora é Pearl Jam também, mas não só. Neste caso a banda sonora somos nós a cantar "You're The One That I Want". Temos t-shirts verdes e repas, mas só nesta cena.
Há uma cena com o Luís, estamos a discutir títulos de músicas de forma muito acesa e de fundo temos Rage Against the Machine. Há outra em que o João está a passar por baixo das minhas pernas ao som de Beatles.

No fim do filme, ouvimos os The Killers a cantar "Exitlude":

We hope you enjoyed your stay
It's good to have you with us
Even if it's just for the day
We hope you enjoyed your stay
Outside the sun is shining
It seems like heaven ain't far away...

E é o Fim.
Gostava que a leitura deste post fosse acompanhada por Read my Mind dos The Killers. Foi todo escrito ao som dela. Mas também suponho que seja a minha Banda Sonora e que por isso talvez não faça grande sentido.

Só tinha um pedido a fazer. Queria que o Ricardo Araújo Pereira fizesse de mim, pode ser?








4 comentários:

  1. Stone Temple Pilots...
    Para mim foi sempre a banda sonora de Vila Chã!

    ***

    ResponderEliminar
  2. =) que lindo! num dia tão estúpido como hoje, já me estava a faltar um pc d ti*

    ResponderEliminar
  3. "Mistério do planeta" de novos baianos pra mim. E pra nós, Chiclete hehehe

    ResponderEliminar
  4. "Mistério do planeta" dos Novos baianos pra mim. E Chicletão pra nós! hehehe
    bjo gata

    ResponderEliminar