quinta-feira, 1 de julho de 2010

também foi assim

Quando eramos pequenos tinhamos uma senhora cá em casa que era como uma avó para nós. Cozinhava, contava histórias, era muito amiga. Era a Senhora Maria. A Senhora Maria pôs o meu pai a beber chá de hipericão todos os dias em jejum durante 10 anos. Ninguém dá ordens ao meu pai, mas a Senhora Maria impunha respeito! E tanto ele bebeu o dito chá que nunca mais teve problemas de fígado.
A Senhora Maria dizia "migalheiro" e "badalhoca". Eu costumava corrigi-la e repreendê-la mas ela achava gracinha e não se zangava. Afinal, eu dizia "bilaca" e chamava "Blhá" ao Miguel...
A Senhora Maria tinha tido um marido que lhe chegava a roupa ao pêlo todos os dias sem motivo aparente. Ela costumava dizer à minha mãe:

"Ai Sra. Doutora, Deus tem sido muito bom para mim! Eu costumava pedir-lhe "Dá-me pelo menos um ano de viuvez, pelo menos um", e olhe, já vou em 18!!! Abençoado!!".

Lembro-me bem da nossa primeira casa. Eu dormia na dispensa mas era o quarto mais adorável do mundo, todo feito à medida e branquinho. O Miguel tinha o quarto do fundo do corredor.
Davam-nos sempre tudo igual, o que um tinha o outro também tinha. Só que ele era poupado e eu não. Uma vez deram-nos um chocolate a cada um. Eu comi o meu numa hora, o dele durou 6 meses. Esconderam o dele no cimo de uma estante e eu subi, qual macaco, para o comer eu mesma. Descoberta e retirada do alto da estante, parti a cabeça do nosso cavalo de pau de um só golpe...
Isto aliado ao facto de a minha primeira palavra ter sido "bolacha" é preocupante...mas pronto, foi mesmo assim, e eu era feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário