domingo, 21 de junho de 2009

Melhor é Impossível

Há coisas que o Homem criou que completam um ciclo e fazem com que nos apaixonemos mais um bocadinho pela vida todos os dias. Há coisas criadas por certos Homens que são justamente essa paixão,caso houvesse uma boa definição para ela. Hoje,para mim,vêm todas do Brasil.
Sei que é considerado bom, mas não o melhor. Para mim é um dos melhores de todos. Jorge Amado escreve como se pintasse. Não há muitos que nos fazem conhecer um lugar com tanto pormenor e imagem como ele. Ele é cor,sentimento, dor e alegria, sabor, cheiro, Carnaval. É um homem que amou a sua terra profundamente não só pela sua imensa beleza mas pelos seus imensos problemas também. Há uma linha muito clara e ténue ao mesmo tempo entre o muito mau e essa alegria e beleza que ele via na sua terra. Confesso que estou apaixonada por cada livro dele que tenho vindo a ler desde há alguns anos. Ontem comecei um novo.

A seguir a este há mais três Homens que são perfeição. Três génios, a começar pelo Vinícius. Ele ama o que é bonito. A Mulher principalmente, de maneira mais poética que pode haver, ainda que muito verdadeira. Adoro os sonetos e poemas. Mexe comigo e deixa-me de sorriso nos lábios.

(...)
"E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, pôsto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure".

Soneto de FIdelidade

O outro SENHOR que é perfeição pura em tudo o que faz e mais, cria, cria sem parar e sempre bem, é Chico Buarque. O tal com quem todas as mulheres do Brasil e do mundo estão autorizadas a trair os seus maridos, por ser quem é:) O tal que escreveu a Ópera do Malandro, algumas das músicas que mais amamos são dele. Nunca faz menos que perfeição. Além de tudo isso também é escritor. O mais interessante é que quando li Budapeste comecei a pensar que esperava mais dele,quando cheguei ao fim nem queria acreditar. Tudo fez sentido e encaixou tão naturalmente,tão tipicamente dele que até me senti mal por ter desconfiado:)

Por fim, sou louca pelas crónicas do Luís Fernando Veríssimo,como já sabem. Sobre ele já me alarguei noutro post pelo que não o farei de novo. Só para reforçar as gargalhadas até às lágrimas. Adoro o Homem:)

Para terminar deixem-mo só dizer que há artistas tão bons no mundo que só gostava de os conhecer a todos. Agradeço muito por conhecer estes e conseguir aprecia-los:)

Como disse o Jack Nicholson no "As Good As It Gets" : "The fact that I know this makes me feel good....about myself!":)))

Sem comentários:

Enviar um comentário