terça-feira, 6 de outubro de 2009

Porto Porto

Era uma vez uma cidade. Nela havia chuva e granito. Aparentemente escura e feia. Mas era a mais bonita de todas as cidades. Nas ruas antigas com mercearias que existem desde os anos 30, anúncios em que ainda se pode ler "Pharmacia" contrastam com os posters publicitários da cerveja local. O antigo e o novo. O claro e o escuro. O bonito e o feio. Mas a minha cidade é muito mais do que isso. É misteriosa. É a nossa casa sempre, mesmo quando queremos fugir dela para sempre, é a nossa casa. Tem artistas. Tem um Santo Padroeiro. Tem um eléctrico amarelo que se passeia ora ligeiro ora vagaroso pelas ruas húmidas. Tem pontes, várias pontes, e um rio. Do outro lado do rio há um bairro de pescadores onde as casas são humildes e cheiram a limpinho. Algumas lojas mais antigas têm gatos destemidos que afugentam os ratos mais audazes e dormem nas montras ao sol do meio dia. É beleza que encanta. E hoje estou encantada.

7 comentários:

  1. e tem um cheiro que nos entranha e nos marca!
    tenho saudades pincesa!

    ResponderEliminar
  2. saudades das ruas humidas, dos guarda-chuvas pelo chao, dos senhores bebedos a meio da tarde que cantam freneticamente junto a uma esplanada qualquer. saudades do oceano no limpinho da cidade e do rui na calcada velha.

    saudades**

    ResponderEliminar
  3. sobre esses gatos destemidos, Tenho uma nova paixão... se fores à noite ao casa de ló ou à casa da avó (na mesma rua mas um pouco acima)é bem provável que um gatinho super fofo te surpreenda ao saltar para o colo, aninhar-se e pedir eternas festas e se estiveres a comer moelas ainda melhor, ele também gosta! Um dia vamos procurá-lo!

    PUM*

    ResponderEliminar
  4. Ainda ontem fiz a pé a margem do rio com o meu amor...Sem dúvida que esta cidade guarda segredos e, o melhor de tudo, é descobri-los pouco a pouco...só o olhar para cima, podemos descobrir coisas lindissimas..mas o chão é o melhor alvo do olhar das pessoas...

    Olhem para cima e verão um Porto bem diferente!

    Trnho saudades tuas...

    ResponderEliminar
  5. Ai, o Porto... o Porto... Pronto, ficou feita a minha interjeição saudosística. Fica-me sempre bem. Mas desculpem interromper o vosso devaneio de amor fraterno à vossa cidade natal que vou por um pouco de gêlo. Falta pouca coisa à cidade do Porto para ser perfeita. Falta ter aspecto limpo (o granito/quartezito das paredes não ajuda), ter indicações de onde e para onde ir (ando sempre à nora no centro da cidade), ruas largas e menos íngremes, não ter o Pinto da Costa nem o Abrunhosa, e fundamentalmente, faltam adegas. E uma terra com casas sem adega é uma limitação muito grande ao desenvolvimento humano e à proliferação cultural que reina em encontros casuais e espontâneos nessas abençoadas extra-divisões da nossa casa. E por estas razões, continuo a preferir a minha Castelo Branco, talvez também por ser pouco parcial, mas isso não interessa nada.
    Beijo =)

    ResponderEliminar
  6. Agora sim, o blog tem a tua cara...:P

    ResponderEliminar